A CBP tem ampliado sua visão em relação à Educação e Formação Cristã dos crentes batistas no Estado. Recentemente foi criada a Coordenação de Educação Cristã de Crianças que tem por principal objetivo pensar e desenvolver ações que auxiliem na formação e capacitação de ministérios com crianças nas igrejas, promoção de ações que visem a evangelização de crianças no estado do Paraná. Para assumir esta função foi convidada a irmã Simone Ribeiro Chanan, membro da I.B. Barreirinha (Curitiba), ministra de crianças em sua igreja, formada em Teologia e Psicopedagogia.

A seguir uma breve entrevista com a nossa coordenadora de educação cristã de crianças.

simone

1-    Simone, por que a criança é tão importante para a igreja?

A criança também faz parte do corpo de Cristo, ela também é igreja! Acredito que a ideia que muitos têm de que a criança é a igreja do futuro, fez e faz com que muitos pensem que as crianças são menos importantes. Há vários textos nas Sagradas Escrituras que nos mostram o quanto Deus ama e se importa com as crianças: Mt.19.14 “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam…”; e 2 Reis 11.12 , o rei Josias.

2- Quais os principais desafios que a Educação Cristã de Criança enfrenta atualmente?

Creio que muitos dos desafios existentes são ocasionados porque muitas igrejas ainda não compreendem o valor desse ministério, por isso, faltam pessoas comprometidas para trabalhar com as crianças. Precisamos de Igrejas que invistam financeiramente no ministério e em ministros(as) de crianças. Invistam também em bons materiais, recursos e espaços para as crianças.

3- Quais os seus sonhos para a educação cristã de crianças no Paraná?

Quero muito ver líderes motivados e compreendendo a importância do trabalho que realizam. Que realmente se importem com as crianças, e não estejam trabalhando só porque não há mais quem faça o trabalho, mas que sejam servos escolhidos e preparados por Deus para a função. Que as igrejas contratem seus ministros e ministras, para que eles possam dedicar o melhor tempo para elaboração dos projetos e planejamento dos cultos, e não somente dar as poucas horas que restaram do dia ou da semana. Que os líderes de crianças no Paraná se conheçam, e possam trocar ideias uns com os outros, compartilhar seus anseios e sonhos Que possamos unir forças para alcançar nossas crianças para Jesus.

O email da nossa coordenadora é o simone@batistasparana.org.br

A Educação Cristã começa desde cedo. As crianças já são a igreja de hoje!!!

Ore pelos desafios que se colocam a nossa frente!

 

por: Rosane Torquato

Executiva do Conselho de Educação Cristã da CBP, membro da I.B. Lindóia