teo

O Conselho Educacional

É constituído por 02 (dois) componentes da Diretoria da Convenção, indicado pelo Presidente; pelo Presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, Seccional do Paraná; por 09 (nove) mensageiros eleitos pelo plenário e terá as seguintes finalidades: I – Planejamento, coordenação, integração e administração de caráter deliberativo e consultivo em todas as áreas, objetivos e finalidades da educação teológica na formação de bacharéis em teologia e obreiros para as igrejas, e outros cursos de nível superior, pós graduações e cursos de extensão nas modalidades presencial e à distância; II - Acompanhar o trabalho de seu executivo bem como das auxiliares; III - Criar e manter instituições de Ensino Superior nas áreas das Ciências Humanas e Artísticas, abrangendo a Teologia, Ciências da Educação, Ciências da Religião e Ciências Teológicas; IV - Criar outras Instituições de Ensino Superior em outras áreas, Faculdades Integradas, Centro Universitário, e Universidade, ministrar cursos de graduação, pós-graduação e extensão, visando a formação de pesquisadores, especialistas em áreas específicas de suas atividades, campos de conhecimento e atuação em projetos culturais de bem-estar social. V - Orientar através de diretrizes e normas constantes em seus regimentos as IES (Instituições de Ensino Superior) mantidas pelo Conselho Educacional. (Art 30 - Regimento)
A FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DO PARANÁ é um estabelecimento de Educação Superior de natureza privada, sem fins lucrativos, integrante do Sistema Federal de Ensino, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) e normas conexas, com sede na Avenida Silva Jardim, n.º 1859, bairro da Água Verde, Município da cidade de Curitiba - PR, mantida pelo CONSELHO EDUCACIONAL DA CONVENÇÃO BATISTA PARANAENSE. A Instituição iniciou suas atividades em 1940, com o nome de Instituto Bíblico Batista A. B. Deter, mantido pela Convenção Batista Paranaense e ministrando um curso médio de teologia (equivalente ao antigo Segundo Grau). Em 1974 ele passou a oferecer o curso superior de Bacharel em Teologia, presencial, com duração de quatro anos, mudando o seu nome para Seminário Teológico Batista do Paraná. Desde então foi exigência da instituição o certificado de conclusão do Segundo Grau, atual Ensino Médio, e uma avaliação específica na área de Língua Portuguesa para o ingresso no curso.
Fabapar
Embora ministrasse, perante a lei um curso livre, o Seminário Teológico Batista do Paraná sempre procurou ministrar um ensino de qualidade, e prova disso é sua filiação e reconhecimento desde 1988 por entidades que congregam as melhores escolas teológicas do Brasil, como: ABIBET (Associação Brasileira de Instituições Batistas de Educação Teológica), ASTE (Associação dos Seminários Teológicos Evangélicos) e AETAL (Associação Evangélica de Educação Teológica na América Latina). O corpo docente tem uma produção bastante relevante, publicando livros e artigos sobre as diversas áreas da teologia e Ciências da Religião e participando de encontros e congressos.

A Instituição tem publicado a sua revista teológica, denominada VIA TEOLÓGICA, que já está no décimo oitavo número e apresenta classificação no Qualis em diversas áreas (B3 em História, B4 em Educação, B5 em Ciências Sociais Aplicadas I e 5 em Geografia). No dia 09 de julho 2000, por ocasião da 80ª. Assembléia da Convenção Batista Paranaense foi criada a Faculdade Teológica Batista do Paraná, tendo como mantenedora o Conselho Educacional da Convenção Batista Paranaense. A Faculdade Teológica Batista do Paraná foi credenciada pela Portaria do Ministério da Educação nº 1636 de 31 de maio de 2002, na época, com o curso de Teologia autorizado pelo MEC pela Portaria do Ministério da Educação nº 1637 de 31 de maio de 2002, obtendo o conceito B. O curso de Bacharelado em Teologia foi reconhecido pelo MEC pela Portaria do Ministério da Educação nº 4227 de 06 de dezembro de 2005, obtendo o conceito Bom. Em 2007 entrou em vigor o novo currículo aprovado pelo Colegiado do curso e pelo Conselho Superior de Ensino, sendo reestruturado no ano de 2009 em função das novas diretrizes do CNE, constantes do parecer CNE/CES Nº: 118/2009 de 18 de maio de 2009. A FTBP é regida por um Estatuto e por um Regimento Interno aprovados pela entidade mantenedora e pela legislação vigente do Ensino Superior.
JazielMartins

O Executivo


Jaziel Guerreiro Martins
Diretor Geral da FABAPAR, Professor na Graduação Presencial e EaD, na Pós Lato sensu e no MP.