Como até Hoje e daqui para 100sempre



A Convenção Batista Paranaense estará comemorando 100 anos de fundação. Desde 10 de julho de 1919, quando foi organizada pela união de sete igrejas, ela as servia nos seus propósitos. Hoje, atualiza- da ao contexto e desafios atuais, continua ajudando as igrejas no seu desenvolvimento e na extensão de suas ações. Em 10 de julho de 2019, quando vamos comemorar 100 anos, continuamos uma história que foi permeada de feitos notáveis do Senhor, através da vida dos pioneiros que por aqui passaram. Nossa história confirma que o trabalho das igrejas batistas paranaenses foi, com certeza, impulsionado pela ação de Deus através dessa organização.

Atualmente somos 400 igrejas e congregações no estado do Paraná, com as quais a Convenção mantém uma harmoniosa relação de cooperação visando o crescimento do Reino de Deus. São dezenas de projetos colocados à disposição das mesmas com o propósito de auxilia-las no seu desenvolvi- mento e na sua missão. Podemos enumerar, especialmente, na sua segunda metade de século de vida a expansão missionária, através da criação de “Missões Estaduais”, que despertou a visão das igrejas para a expansão e plantação de novas igrejas no Paraná.

O investimento da Convenção na educação teológica, viabilizou a existência de termos hoje uma das maiores faculdades evangélicas do Brasil, a FABAPAR. Nas últimas décadas avançamos através da Convenção, na capacitação de obreiros, nas capelanias entre marinheiros, presidiários, caminhoneiros, crianças, enfermos em hospitais, além de manter casas de apoio para ex-presidiárias, população em situação de rua e dependentes químicos. Na área patrimonial, muitos terrenos foram doados às igrejas para o inicio do trabalho, e mais de uma centena de templos foram construídos para essas Igrejas, com recursos financeiros resultantes do esforço cooperativo, movido pela Convenção com suas parceiras nacionais e internacionais, como as missões cooperativas que trabalharam e trabalham juntas com a Convenção.

Intensificamos a obra cooperativa através de parcerias com as Associações regionais, as quais mantêm e sustentam seus coordena- dores regionais, denominados “missionarios itinerantes”. Hoje, estamos mais perto das igrejas. Somos uma Convenção forte, porque temos igrejas fortes, que entendem que vale a pena trabalhar juntos em cooperação. Igrejas que acreditam na nossa relevância para elas, tanto no apoio para o seu desenvolvimento, como o de ajudá-las estender sua área de ação até aos confins da terra, através do “Plano Cooperativo”.
Izaias2

Izaias Querino,

Diretor Geral da Convenção Batista Paranaense, natural do Espírito Santo é casado com Geise Monteiro; formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, RJ. Tem três filhos: Leonardo, André e Evelize; e três netos. Pastoreou a Pib de Apucarana e a Pib de Paranaguá, no Paraná e a IB Central de Teresópolis, no Rio de Janeiro. Dedica-se à promoção de treinamentos de pastores e líderes e tem exercido várias funções na denominação Batista. Tem pregado a Palavra de Deus no Brasil, em vários países da América do Sul, na Europa e nos Estados Unidos. É Diretor Geral da CBP desde 1994.