No segundo do mingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais. Nesta data os filhos compram presentes para levar aos seus pais. Que privilégio ter um pai e poder abraçá-lo, ouvir seus conselhos e seguir.
Tive o privilégio de conviver com meu pai por 43 anos. Sempre que a situação ficava ruim, eu contava com a sua palavra sábia, que confortava o meu coração. O meu pai faleceu no dia 19 de dezembro de 2013 e desta data em diante ficou a saudade, lembranças boas e maravilhosas de um tempo que não volta mais. A Bíblia ensina que devemos honrar os pais, não podemos desprezá-los, devemos honrá-los.
O que significa honrar o pai? De que maneira podemos dizer que temos honra do nossos pais? Honrar o pai é não abandoná-lo na hora que ele mais necessita. Conheço filhos que abandona seus pais em um asilo e nunca mais voltam para visitar e dar assistência. É muito triste ver essa situação. Honrar o pai é acatar os seus conselhos, não apenas ouvindo, mas colocando em prática. Há uma promessa bíblica para quem honra o pai. O texto bíblico diz “Para que te vá bem e vivas muito tempo sobre a face da terra”. Se você é menor de idade e vive no mesmo teto com os seus pais, o ensino bíblico é para que os filhos obedeçam.
Quando os filhos se casam, ou saem de casa para trabalhar e já são maior de idade, a orientação é para honrar. A quem honra, honra. Nunca abandone seu pai, nunca despreze quem cuidou de você a vida toda. Não esqueça de uma grande verdade: “Tudo que o homem semear, isto também ceifará”. O que você faz para o seu pai hoje, seu filho poderá fazer com você amanhã. Então, faça o bem e valorize o seu pai. Não deixe de honrá-lo sempre