O esvaziamento dos valores sociais é algo de que muito se fala em nossos dias. Muitos não sabem o que as datas de fato significam, e outros, ao saberem, não lhes dão a devida importância. Resignificar é o que os educadores ensinam num tempo de sociedade líquida e de valores superficiais. Além disso, as pessoas es- tão se acomodando em aceitar os novos arranjos familiares que são contrários aos ensinos bíblicos, mas que proliferam na mídia de forma insistente. Quem não aceitar os novos padrões é considerado intolerante e fundamentalista, que não acompanha a modernidade.

A crise de significado e dos valores familiares afetam até mesmo as comemorações mais tradicionais da família cristã, como o Natal. Mais do que lembrar o nascimento de Cristo, o Natal é um tempo em que a família se reúne para cultuar a Deus nas igrejas, com cultos celebrativos e músicas que exaltam o amor de Deus. Os jantares e a troca de presentes marcam a festa em volta do maior presente recebi- do, Cristo; e para isso, a família se reúne num clima de alegria e descontração. O Ano Novo também é marcado com cultos e comunhão da igreja e das famílias, quando agradecemos a Deus as vitórias e lutas do ano que se finda e do que se aproxima. Natal e Ano Novo, por-tanto, deveria ser tempo de igreja cheia e de família reunida.

É de se lastimar quando a família deixa de viver o significado do Emanuel – Deus Conosco, e não se reúne para agradecer a dádiva do amor de Deus e a misericórdia da vida. Mui- tos até mesmo deixam de celebrar a Deus em suas igrejas, mas não deixam de participar dos ‘amigos secretos’ e das comemorações nas empresas. Sabe-se que muitos não deixam de estar com amigos nas grandes festas de fim de ano em clubes, mas se ausentam da família num momento tão importante em que o significado do Natal é celebrado e as bênçãos comemoradas com louvor, oração e gratidão a Deus.

Aproveite mais o Natal e Ano Novo para viver o nascimento de Jesus e agradecer tudo o que recebeu do Senhor, especial- mente, para celebrar junto com a família que Deus lhe deu e na igreja que ele separou para você. Abençoado Natal e Ano Novo em família para todos nós!

Pr Geremias Corrêa Jr