O que mais evidencia um seguidor de Jesus Cristo é sua conversão genuína e uma vida que honre os ensinos da Palavra de Deus, ou seja, o verdadeiro discípulo de Cristo mostra seus frutos com obras de fé e obediência a Deus. Inevitavelmente, estes mesmos crentes organizam-se em igrejas que compõem um grupo que os representa, o que chamamos de Instituição Religiosa Denominacional ou simplesmente, Denominação. Nós, os Batistas do Paraná, há 100 anos nos organizamos nos moldes denominacionais, como Convenção Batista Paranaense, no intuito de ampliarmos a obra de evangelização no Estado. Observamos, neste tempo, que as igrejas cresceram, tanto no foco principal, que são as vidas salvas por Jesus Cristo, como também em suas estruturas, consequentemente, a Convenção acompanha este crescimento para atender esta demanda. Hoje, podemos dizer que o trabalho das Igrejas Batistas do Paraná tem atingido seu objetivo de ser relevante nas cidades, com pastores e líderes orientados pela visão de Deus para suas comunidades e levando o Evangelho de Cristo com comprometimento e seriedade.

A ação Convencional cresce, por sua vez, à medida que as igrejas filiadas entendem que podem fazer muito mais, para além de suas cidades, afim de alcançar os municípios que ainda não tem a presença do Evangelho que os Batistas anunciam. Este é o nosso desafio para os próximos anos, porque contempla o que valorizamos, que é evangelização daqueles que precisam de salvação, além da Educação Teológica e do trabalho social no qual, com a graça de Deus, tanto avançamos. Com igrejas melhor estruturadas, e por conseguinte a Convenção, disporemos de pessoal e instrumentos que nos possibilitem promover ações estratégicas para sermos relevantes, tanto para as igrejas quanto para os projetos que alcançam as pessoas que precisam do Evangelho de Cristo e também se encontram em vulnerabilidade social. Apesar dos desafios que temos pela frente, há muito o que comemorar, pois, o que fazemos hoje aponta para um futuro em que muito ainda será realizado, especialmente no processo da multiplicação dos discípulos de Cristo.

Olhar para o futuro da Convenção Batista Paranaense é olhar para as pessoas e cidades. Nem sempre os recursos financeiros são o que de mais precisamos. Temos compreendido também que há a grande necessidade de vocacionados com a intenção de chegar a todas as cidades e visão das igrejas próximas ao municípios que precisam ser alcançados, para que haja disponibilidade de parcerias para que possamos chegar com ousadia e abrir trincheiras no solo duro dos corações, fazendo a diferença, alcançando até a última pessoa do nosso Paraná, não importando se for em Jardim Olinda, com 1.403 habitantes (IBGE 2016), a menor cidade do Paraná, ou nossa capital Curitiba, com quase 2 milhões de pessoas.

Os próximos anos representam, portanto, um grande desafio para todas as igrejas do nosso querido Paraná. Além de continuarmos fazendo a diferença nas cidades onde estamos, temos o desafio de chegar às 399 cidades do Estado com a Palavra que transforma, e para tanto, igrejas e Convenção devem caminhar juntas para o êxito deste objetivo, pois, somos UM em CRISTO JESUS e assim, unidos, podemos mais! Que tenhamos sempre os olhos e o coração voltados para o nosso alvo que é Cristo, e certamente, cumpriremos bem a missão que nos é proposta. Que Deus abençoe e conduza as amadas igrejas!


Somos UM em CRISTO JESUS e assim, unidos, podemos mais!

Geremias Corrêa Junior
Pastor e Presidente da CBP

Siga a CBP!