PIB DE CURITIBA COMEMORA 100 ANOS COM INAUGURAÇÃO DO NOVO TEMPLO

No dia 13 de maio de 1914, a Primeira Igreja Batista de Curitiba foi organizada por nove membros presentes na casa do missionário Robert Pettigrew.

Depois de vários anos reunindo-se em vários endereços, chegou a hora de adquirir um terreno próprio para a construção do templo. Com 14.000$000 (quatorze contos de réis) o missionário A. B. Deter, um dos fundadores, aconselhou a igreja a comprar a propriedade localizada na Visconde de Guarapuava, esquina com a Desembargador Westphalen. Mas a fé era grande e, com apenas 115 membros, construíram um templo para 1.000 pessoas. Mais de 50 anos depois, com mais de 1.000 membros, a Primeira Igreja Batista decidiu que era inevitável construir um novo templo.

Em meados de 1977 (63 anos após a fundação da igreja em Curitiba), a Primeira Igreja Batista estava crescendo, e se fortalecia de tal maneira, que o templo da Visconde de Guarapuava ficou comprometido em sua estrutura física e já não comportava mais seus membros. A única saída era procurar um novo espaço e construir um novo templo.

Naquela mesma época, um grupo de jovens viajou a São Paulo com o Pr. Marcílio Gomes Teixeira para conversar com um amigo arquiteto a respeito da “guia amarela” que tinham recebido da Prefeitura de Curitiba. A reunião aconteceu pela manhã e a resposta recebida do arquiteto ao analisar o documento foi “vocês precisarão comprar um terreno”.

Entre 1977 e 1978 aconteceu a aquisição e a mudança para o novo terreno. Foi um período intenso, que pode ser contado como uma linda história de fé e fidelidade do Senhor.

O ginásio de esportes foi construído primeiro e abrigou a igreja enquanto o prédio de educação religiosa e o templo eram construídos.

Em 1988 o Pr. Paschoal Piragine Junior chegou a Curitiba com sua família e assumiu o pastorado da PIB. Permanece até hoje com sua eficiente direção e total dependência do Senhor.

O trabalho de construção do novo templo não parou. Campanhas e mobilizações com os membros foram feitas para erguer o templo e o prédio dos ministérios.

Nos anos 1990, a Campanha Pró-Construção ficou mais forte, dando várias oportunidades para os membros entrarem nesta luta. O primeiro andar do prédio de ministérios foi concluído, e no dia 29 de março de 1993 a Capela ficou pronta ainda sem os bancos, mas já era mais um espaço para o louvor e adoração ao nosso Deus.

Em 1996 as fundações do novo templo estavam em andamento.

Em 2000, o terceiro pavimento – dos sete andares – do prédio de ministérios foi concluído e os elevadores para o prédio foram comprados, os berçários ficaram prontos. O Ginásio que era usado como templo começou a ser reformado para que a área de esportes que a PIB Curitiba tem hoje fosse construída.

De 2010 a 2012,  foram concluídos o acabamento do playground, a cobertura do espaço da EBD, o Gabinete Pastoral (6º andar), banheiros e copas do 3°, 4° e 5° andares, a  pista de skate, o revestimento em granito, o hall térreo, a subestação elétrica e os revestimentos externos do templo.

De 2012 a 2014, os últimos detalhes estão sendo concluídos: a finalização do templo – instalação de poltronas, vitrais, revestimentos acústicos, esquadrias do templo e o hall de entrada pela Avenida Batel.

Hoje, com 13.300 m² de área total e 16.149 m² de área construída, temos 7.000 membros e uma equipe pastoral comprometida. Celebramos o centenário da Primeira Igreja Batista de Curitiba expressando gratidão ao Pai Eterno por sua fidelidade durante todos os 36 anos do processo de construção.

Fonte: jornalismo da PIB

Siga a CBP!