“É sábado. Um sábado ensolarado em especial. Após alguns dias de frio e chuva enfim um dia de sol. Tanta coisa para fazer: lavar as roupas, uma geral na casa, aproveitar para podar o gramado, lavar o carro… Ufa, quanta coisa para fazer em apenas um dia. É verdade que o pastor me falou de uma capacitação da Convenção Batista Paranaense aqui bem pertinho. Ele disse que era muito importante a minha presença. Um dos temas, inclusive, tem tudo a ver com o ministério que desempenho na Igreja. O outro tema é ligado a outro ministério que amo muito, mas nunca soube como desempenhar direito… Largar tudo e ir para uma capacitação? Quem vai fazer as coisas em minha casa em meu lugar? Por que me capacitar é tão importante?”

Quem nunca viveu esta realidade? Nas muitas capacitações já ouvimos pessoas que nos contaram realidades muito similares, mas que responderam sim ao desafio da obra de Deus. Capacitar-se é essencial, pois, somos instrumentos nas mãos de Deus. Instrumentos que devem estar prontos para a obra do Deus Todo Poderoso. Afinal, quem aceitaria ser operado por um médico não capacitado ou com um bisturi cego? Deus quer nos usar por inteiro.  Capacitar-se é aperfeiçoar-se! Precisamos fazer nossa parte a fim de que o aperfeiçoamento seja algo dinâmico e contínuo em nossas vidas (Ef.4:11-16; Rm.12:6-8). Capacitar-se é dizer não ao comodismo, de forma a não viver repetindo a mesma coisa, imaginando que em algum momento o resultado será diferente. Mais importante ainda, é a oportunidade de ampliar a ação de seu ministério e torná-lo muito mais efetivo. Quando Jesus voltar e você estiver diante do trono da graça com certeza poderá apresentar muitos frutos aos pés do Mestre e receber dele uma palavra de certificação: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor.” Mt. 25:21

O processo de formação e desenvolvimento cristão envolve também a busca constante por aprender. Na próxima capacitação da CBP lembre-se disso. Participe e divulgue. Lembre-se que o Pai eterno deu talentos ao seu povo para que sejam multiplicados. Use o seu talento de forma a ampliar o Reino de Deus.

Rosane Torquato

Executiva de Educação Cristã da CBP