Olhar para o passado sem perder a visão de futuro! Esta tem sido a visão dos irmãos que estão participando do trabalho de redigir a história dos 100 anos da nossa convenção. Trata de reconstruir o passado para facilitar o vislumbre de onde Deus pode levar nosso trabalho e não de um mero culto ao passado como se o mesmo fosse um espaço ideal.



Desde que esta comissão foi formada o trabalho vem sendo intenso, mesmo porque nem tudo o que se deseja saber sobre a história da CBP encontra-se facilmente documentado. O resultado, porém, tem sido muito gratificante. A descoberta de documentos, imagens, artigos e jornais juntam-se a irmãos que se oferecem para contribuir com informações que podem ajudar na reconstrução da história desta imensa caminhada. Visitas à coleção do Jornal Batista Paranaense presente na FABAPAR se tornou um dos novos hábitos adquiridos pelo grupo. Embora pareça em primeira instância algo meramente burocrático, estas visitas parecem mais com os filmes de Indiana Jones nos quais se mergulha no passado em busca de preciosidades que se encontram perdidas em prateleiras em busca de quem as escave. Reorganizar e digitalizar estes documentos e fotografias, gravar entrevistas, ler muito e redigir várias páginas têm sido uma experiência constante deste dedicado grupo de irmãos. Sou muito grato ao Pr. Nivaldo Cavalari e Pr. Raimundo Soares pelo companheirismo nesta caminhada. Também agradeço a todos os colaboradores que estão fazendo este projeto se tornar realidade: Pr. Willibaldo Ruphental Neto pela sua contribuição quanto à história da FABAPAR e os coordenadores e funcionários da CBP pela ajuda sempre prestativa nesta caminhada.



Outro fator de apoio a este trabalho vem sendo feito mediante as entrevistas a pessoas que marcaram esta caminhada da CBP. Vídeos estão sendo gravados com a finalidade de eternizar o que estas pessoas puderam contribuir na denominação. Estes vídeos farão parte de um acervo digital que estará disponível para consulta por parte de futuros estudantes de teologia. São arquivos que permitem retomar parte da ação missionária batista, a obra de plantação de Igrejas e até mesmo a memórias de viagens pelas estradas paranaenses numa época em que o asfalto era algo bastante raro. Juntamente com as imagens que serão digitadas e demais documentos recuperados este será um acervo digital que se espera fornecer material para que o estudo de nossa Convenção possa ter continuidade mesmo após o termino das festividades dos 100 anos.



Ainda precisamos de muita ajuda e você também pode fazer parte desta importante página de nossa história. Gostaríamos de ter relatos da história de nossas Igrejas espalhadas pelo estado, assim como de missionários e irmãos que fizeram parte ativa nesta história. O objetivo é que este material componha nosso acervo digital integrando sua Igreja a esta incrível caminhada. Você pode mandar um texto escrito, imagens ou mesmo uma gravação para o email da CBP que aparece abaixo. Contamos com a ajuda de todos para podermos disponibilizar materiais que possam ser testemunhos dos homens e mulheres que contribuíram para que a CBP pudesse chegar ao que é hoje.  Envie suas histórias e fotos, para comunicacao2@Batistasparana.org.br



Nilton Torquato | Pastor, Historiador e Professor

Siga a CBP!