A família é uma entidade espiritual, não apenas um ajuntamento de pessoas morando debaixo do mesmo teto. É um homem e uma mulher unidos por Deus numa aliança de casamento. Os filhos concebidos, nascem e crescem dentro da proteção espi- ritual dessa aliança.

O inventor da família foi Deus. Depois de criar todas as coisas, Ele criou o homem para ser o administrador de tudo. Então, Ele olha para o homem e diz: “Não é bom que ele esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Dentro de um padrão normal, a família sempre começa com o casamento. Aqui, no Brasil, o casamento civil só foi instituído depois da Proclamação da República, em 1890.

De acordo com o plano de Deus ninguém deve- ria nascer sem família. Basta olhar para os animais. Eles nascem e logo se tornam independentes. Já o ser humano leva quanto tempo para se tornar independente? Nós precisamos da família e somos de- pendentes da família. A família é muito importante para a sociedade. A sociedade é o que a família é. A soma dos lares determina a sociedade. A família funciona dentro de uma estrutura, onde o pai tem o seu papel, a mãe tem o seu e os filhos têm o seu. Cada um cumprindo as suas responsabilidades (Efésios 5.22-23; 6.1-4).

De acordo com a Bíblia, o pai é o cabeça do lar,

é o líder da família. Ele precisa ser respeitado como tal. A mãe é auxiliadora. Quando uma mulher compreende bem o seu papel, ela se torna uma bênção para a família. É por isso que a Bíblia afirma que “a mulher sábia edifica o lar, mas a tola derruba-o com suas próprias mãos” (Provérbios 14.1). Por outro lado, os filhos também têm o seu papel e as suas responsabilidades. É, em casa, que eles aprendem a obedecer, a viver em comunidade, a dividir espaços e coisas.

Como é importante a função de cada um den- tro da família. Observe a pesquisa que a Revista Veja publicou com o seguinte título: “Precisam-se: Pais”. É uma matéria sobre a importância da influ- ência paterna na formação dos filhos, com dados de pesquisas mostrando que 70% das crianças e adolescentes reclamam da falta de convivência com o pai. A família é o ideal de Deus para o ser humano. A própria sociedade depende da família. Como vai a sua família? Siga o padrão bíblico e sua família será feliz.

PR. CLAUDIO ALBERTO ANDRADE

Presidente da CBP