Como tem sido seu despertar? Ou, como você acorda? Tem gente que nem dorme, passa a noite pensando como vai ser quando os primeiros raios de sol entrarem em seu quarto no dia seguinte. Cada dia que nasce é uma oportunidade de Deus na nossa vida e viver esse dia bem e intensamente é o grande desafio que temos.
Jesus deu-nos alguns conselhos de como viver cada dia, um atrás do outro: “Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades” (Mt 6.34 ) Jesus nos dá conselhos de alta relevância. Quando nos diz para vivermos o dia de hoje e não vivermos antecipadamente o amanhã, obviamente não está dizendo para não planejarmos o futuro, mas que não nos preocupemos com ele. Preocupar-se com o amanhã é antecipar o sofrimento, de modo que passamos pelo hoje sem o aproveitarmos.
A sobrecarga da preocupação leva as pessoas a serem pessimistas quanto à vida, pois com naturalidade ela lhes trará um senso de impotência e fracasso e as tornará pessimistas. Quando não conseguimos fazer nossas tarefas diárias, carimbamos tudo como “impossível” e então somos pessimistas. Ouvi um dia que a diferença entre o pessimista e o otimista se percebe muito bem, justamente, no começar do dia: o pessimista ao acordar diz: “Meu Deus! Já é dia!” E o otimista diz: “Bom dia, meu Deus!”. São palavras semelhantes, mas construídas de uma forma muito diferente. Como você começa seu dia? Por que tanta preocupação? Os versos 31 e 32: “Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: Onde é que vamos arranjar comida? ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?”. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.” Aí vivo consciente de que o Pai está comigo e que cuida de mim. Uso o dia para viver apenas o hoje, sem ansiedade pelo que vai acontecer amanhã. Um dia para crer na provisão e milagre de Deus. Um dia de cada vez me ajudará muito a viver desde o despertar. Quando cremos no seu cuidado e presença conosco nos tornamos entusiasmados para viver o dia a dia. Pessoalmente, quando acordo durante a noite, pensando de uma forma mais preocupante com coisas do amanhã, levanto-me e escrevo no computador ou numa folha de papel e volto a dormir tranquilamente. O fato de escrever ou arquivar é como entregar para o amanhã o que é de amanhã. Não perca o sono com o dia de amanhã, durma bem, porque Deus já está acordado, e basta Ele ficar acordado durante a noite cuidando de você. Viva confiante de que Deus estará amanhã com você, acompanhando-o nas suas lutas. Viva um dia de cada vez. BONS SONOS.

por IZAIAS QUERINO

Diretor Geral da CBP