LEGADO, podemos dizer que é tudo aquilo que se pode transmitir às gerações que se seguem.

Álvaro de Menezes (1928-2015) formado pelo Instituto Bíblico Batista A. B. Deter em 1973, e Odeth de Menezes (que completa 83 anos em Julho de 2015), são um casal de evangelistas pioneiros do Noroeste do Paraná. Iniciaram seu ministério em 1956, realizando cultos no sítio em São Carlos do Ivaí. Depois na casa da ir. Rosa começou a Igreja de São Carlos do Ivaí. Nessa época eles eram membros da PIB de Paranavaí.  O primeiro grupo de cristãos batizados no Rio Ivaí pelo casal foi de 14 pessoas. Nesse período eles davam assistência a um grupo de cristãos na Cidade de Paraíso do Norte, sem nenhuma condução eles realizavam o trajeto de cerca de 18km à pé com a família, incluindo os filhos Elzi (3 anos) e Paulo (6 anos). Neste ano de 1956 eles iniciaram a Congregação de Paraíso.  Em 1985 foi Evangelista em Santa Cruz de Monte Castelo pela Igreja de Loanda. Durante este período deu assistência às congregações de Porto Rico e Querência do Norte. Em 1993 foi convidado pela IBVO Paranavaí para trabalhar na Congregação do Jardim São Jorge, e em 1998 voltaram para Paraíso do Norte como evangelistas onde encerraram seu ministério e se aposentaram.

“EIS UM HOMEM DE DEUS”, que não deixou uma propriedade em seu nome, porém deixou um legado exemplar através de sua própria vida, sua conduta, e seu compromisso com Deus. A lista de pessoas que conheceram o amor de Deus através dele é bem extensa. Ele se permitiu ser um instrumento de Deus para que em várias cidades do Interior do Paraná houvesse um templo Batista para que as pessoas pudessem conhecer e adorar a Deus. Ele juntamente com sua esposa criou seus filhos e depois viram os netos e bisnetos e toda essa geração pode dizer que tem um exemplo a seguir.

Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. Deuteronômio 7:9

Scan0001 Scan0014 Scan0016 Scan0017 Scan0018