A mensagem desta semana é especialmente dirigida a nós, homens, filhos amados de Deus.

Ela apresenta, como foco central, o cuidado com a vida. Como educador e pesquisador (Capes, UFPR) da Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano, quero deixar minha contribuição para vocês. O mês de novembro foi indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Entretanto, é preciso lembrar que o conceito de saúde não se limita apenas à ideia de ausência de enfermidades. Inspirados na definição proposta pela OMS, podemos dizer que a saúde representa um conjunto harmônico que revela um estado psíquico, físico, emocional e espiritual de bem-estar e completude.

Deus chamou-nos para cuidar de vidas, para liderarmos a nossa casa, como representantes dele perante a nossa família e a nossa comunidade. Por isso, neste mês, é o tempo de você parar e pensar na sua saúde. A metáfora que usamos para isso é a da cena do avião, na hora dos avisos de segurança. Quando o tripulante informa que “Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente à sua frente.”, logo em seguida, ele não diz, “Se houver uma criança, coloque-a primeiro na criança e depois em você”. Ao contrário, a recomendação é que coloquemos a máscara de oxigênio em nós para depois cuidar da criança. Você, como líder, precisa primeiramente cuidar da sua saúde para depois poder cuidar da sua família e da sua comunidade. É preciso que você tenha uma mente sã, um corpo saudável e uma vida espiritualmente harmônica. Então vamos às dicas encontradas no site do Ministério da Saúde sobre a prevenção ao câncer de próstata.

O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Câncer de próstata
É a multiplicação desordenada de células da próstata.
No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens.

Fatores de risco

– Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
– Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
– Obesidade.
Sintomas

Em estágio inicial

Chances de cura cerca de 90%.
Não há sintomas aparentes.

Em fase avançada

– dor óssea;
– dores ao urinar;
– vontade de urinar com frequência;
– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Diagnóstico e tratamento

Única forma de garantir a cura: o diagnóstico precoce. Homens, a partir dos 45 anos devem ir ao urologista para fazer exame de sangue PSA e de toque retal. Isso permite avaliar alterações da glândula (endurecimento, presença de nódulos suspeitos).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
O tipo de tratamento vai depender do estágio da doença em cada paciente.

Isso não é brincadeira! Infelizmente, algumas pessoas aproveitam essas ocasiões para fazer e divulgar piadas sobre os exames preventivos ao câncer de próstata. Como sabemos, toda piada revela certo grau de preconceito e de depreciação em relação ao foco da piada. O preconceito e a falta de informação em relação ao exame de toque prejudicam a prevenção e
aumentam os índices de mortalidade. Por isso, apresentamos a seguir dados de pesquisas do IBGE, em 2013, sobre os números do câncer de próstata no Brasil.

Saúde é coisa séria!
Esses dados revelaram que a faixa etária de maior risco, em 2013, era a de homens entre 65 a 74 anos, que representava 56,2%. Entretanto, é importante observar que 36,9% da população masculina estava na faixa de risco. Isso quer dizer que, aproximadamente, a cada 10 homens, 4 tinham probabilidade de apresentar problemas.
O maior problema é que apenas 25% dos homens com mais de 50 anos fizeram o exame de toque. Por isso, rogamos ao Senhor que os homens renovem a consciência da importância desse cuidado com a prevenção precoce. O mesmo Deus que nos concedeu a graça salvífica também quer que utilizemos nosso corpo e nossa mente com sabedoria, para a honra e glória dele. 19 Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, 20 pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele. (1 Coríntios 6: 19-20 – NTLH).


“Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.”
1 João, 4: 19 – NTLH


Boa semana a todos!
Por, Adolfo Hickmann
Colunista Voluntário CBP

Siga a CBP!