Lembro-me de que quando Deus estava me chamando para o ministério, eu tive muita dificuldade para atender. Eu tinha muitos motivos para não obedecer. Em primeiro lugar, eu ia muito bem com minha empresa, tinha sete empregados e uma situação financeira muito equilibrada. Depois eu me sentia incapaz e indigno de exercer missão tão nobre. Entretanto, certo dia Deus me falou claramente através da experiência de Moisés, quando disse: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! Disse-lhe o Senhor: “Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer” (Êxodo 4:10-12). Com isso Deus me desmontou. Eu obedeci. Hoje, eu tenho convicção de minha vocação.

Por falar  em vocação, o dicionário diz que é “Ação ou efeito de chamar, de invocar, de denominar-se”. Cada pessoa é chamada por Deus para ter uma vida realizada e plena. O termo chamar vem do latim ‘vocare’ – chamar, vocação.

Até o Papa Francisco falou sobre isto. Ele disse: “A vocação é fruto que amadurece no terreno bem cultivado do amor de uns aos outros, que se faz serviço recíproco, no contexto de uma vida eclesial autêntica. Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si”.

Quando pensamos em vocação, temos que levar em conta os dons e os talentos. Ao chamar, Deus capacita com essas habilidades. Em termos gerais todos são vocacionados. Este é um movimento que as nossas juntas missionárias JMM e JMN estão coordenando – SIM, TODOS SÃO VOCACIONADOS!

Não podemos dissociar vocação de missões. Missões tem a ver com a Missio Dei. É a missão de Deus. Jesus definiu, dizendo: “O Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Jesus definiu a missão e deixou a tarefa com a igreja. Ele determinou: “Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós”. Seja você um médico, dentista, pedreiro, mecânico, engenheiro, gari, dona de casa, empregada doméstica etc., você é um vocacionado, faz parte da missão.

Dick Hills disse com toda propriedade: “Cada coração com Cristo é um missionário, e cada coração sem Cristo é um campo missionário”  Se você tem uma aliança com Cristo, você é um vocacionado, tem um chamado, é um missionário, independentemente de sua profissão. Sejamos fiéis à ordem de Jesus: “Sereis minhas testemunhas…”.

Deus o abençoe na sua missão…

Pr Claudio Andrade.