O legado de Deus para um homem de ser pai, tomando parte desta forma na criação, é simplesmente espetacular. A honra de ser pai é uma honra incomparável. Colocar um filho no mundo tem sido visto por muita gente como uma grande responsabilidade, mas o difícil é preparar uma pessoa, dando a ela estrutura para ser um cidadão do Céu. A responsabilidade de um homem é preparar seu filho para crer sensatamente em Deus. Um pai trabalha com a matéria-prima mais preciosa e tem o dever de imprimir nela uma marca incorruptível. Deus declara em sua Palavra que se imprimindo na mente da criança as coisas certas, esta vai crescer e fazer suas escolhas, sabendo o que é certo e bom, mesmo quando passar por fortes atrações do mal.

O papel de inculcar

Inculcar é Imprimir uma coisa no espírito de alguém: inculcar uma verdade de modo convincente. O papel dos pais é de extrema importância, pois são eles quem poderão inculcar em seus filhos o caminho em que devem andar. O papel de inculcar valores nos filhos é a mais extraordinária tarefa que recebemos de Deus, pois vamos colocar a paixão por Deus nos seus corações.

O papel de cuidar

Deus nos confia o papel de cuidar de um bem eterno. Filhos são pessoas indefesas que carecem de cuidados especiais. Quem cuida tem o dever de dar conta e prestar conta. Quem cuida bem recebe recompensa, mas quem cuida mal pode vir a receber castigo.

Deus recompensa com a herança de uma boa família os homens que o honram com cuidados especiais aos seus filhos. Pais comprometidos com Deus zelam dos seus filhos para Deus. Não os deixam à mercê do mundo. Cuidam para que creiam em Deus e escolham servi-lo.

A recompensa divina

Os filhos não são um produto e nem os pais uma indústria. Os filhos são galardão, recompensa do Senhor. Pais que levam seus filhos ao altar, como fez Ana a mãe de Samuel, não terão de que se queixar. Deus lhes dará a alegria de ver sua família prosperar com boas noras e genros, netos e bisnetos. Uma geração passará para outra o viver na dependência e temor do Senhor. Os filhos serão uma experiência feliz de povoar o Céu. A paternidade é um ato privilegiado de cooperação da criatura com o Criador.

por: Romildo Nunes Mendes

pastor da Pib de Foz do Iguaçu/Pr

 

 

 

 

 

 

Siga a CBP!