Entendo a Educac?a?o crista? como um projeto que comec?ou no corac?a?o de Deus. Ainda no Antigo Tes- tamento, Deus deixou para o povo hebreu toda a conduta de relac?a?o com o pro?ximo e com Ele, ale?m de como isso deveria ser passado para as pro?ximas gerac?o?es (Dt.6; Salmo 78). Em Jesus Cristo temos o evangelho, as boas novas, a plenitude do Deus Vivo entre no?s, a consumac?a?o de todo o amor e propo?sito do Reino de Deus. Aceitar a Cristo envolve o compro- misso de segui-lo (sermos disci?pulos e disci?pulas!), vivermos intensamente a riqueza e profundidade de Suas Palavras e dar continuidade a? missa?o de educar (ir e fazer novos disci?pulos – Mt.28:19,20; Jo.8:31,32).

Seu amor e compaixa?o pelos diferentes e despre- zados e? algo que nos impacta e contagia. Sua r- meza, conhecimento e determinac?a?o como Senhor e Mestre sa?o exemplos a serem seguidos (Lc.11:27,28; Jo. 4, 11). A intenc?a?o pedago?gica, ou seja, a consciente missa?o de educar e? o destaque na vida de Jesus (Jo.13:13). Pesquisas relatam, por exemplo, que a

palavra “disci?pulo”, que signi ca aprendiz, aquele que segue, foi empregada 243 vezes no Novo Testamento. Acredito que a construc?a?o de uma Igreja que cres- ce e permanece passa, obrigatoriamente, pela visa?o de educac?a?o crista? que a mesma tem. Pensar uma Educac?a?o Crista? batista para este tempo e? considerar o Estudo da Palavra pelas diferentes gerac?o?es e atra- ve?s de diferentes estrate?gias: pequenos grupos, ce?lu- las, escola bi?blica, grupos de interesse (tema?ticos), a palavra no pu?lpito, as mu?sicas cantadas, dentre ou- tras possibilidades. E? entende?-la como algo que rompe com o conceito de informac?o?es religiosas. Trata-se de transformac?a?o de cosmovisa?o e de atitude de vida. Que possamos prosseguir rmes na maravilhosa missa?o do ensinar-aprender dentro do grande projeto do Reino de Deus!

Rosane Torquato

Diretora de Educac?a?o Crista? da CBP

Siga a CBP!