• By: COM2
  • Categories:

Paulo Cesar Araújo Junior, pastor titular da Segunda Igreja Batista de Maringá – PR

“Ele é… o primogênito sobre toda a criação”

(Cl 1.15b)

Não criamos Deus, Cristo não é uma invenção humana. Cristo é supremo sobre a criação. Há uma ideia de que Deus é uma invenção humana, afinal, na maioria das civilizações, a ideia de um ser supremo é notável. Entretanto, o apóstolo Paulo nos ensina que Cristo é o primogênito de toda criação.

A questão da primogenitura pode dar a ideia de que Jesus é o primeiro de uma linha familiar ou da criação (heresia ariana). Hernandes Dias Lopes comenta que: “A expressão prototokos não se refere à natureza temporal…; antes, é um título de honra. Significa que Jesus é o primeiro em importância”. Cristo é. Cristo, de fato, é a prioridade, a superioridade, preeminência e supremacia sobre toda criação. William Hendrisken declara: “Ele é antes de, distinto de, e altamente exaltado acima de toda criatura. Como primogênito ele é o herdeiro e soberano de tudo”.

Na época do apóstolo Paulo, o primogênito (primeiro) de uma família tinha direito sobre tudo, herdava e dominava sobre tudo. Em sua carta aos Colossenses, o deixa claro que Cristo, sim, somente Cristo, é o primeiro. Cristo é o cabeça, Ele tem a maior honra na criação, como nos mostra João, em seu Evangelho, capítulo um: Cristo é, e todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. Cristo é supremo sobre tudo.

Em nossos dias, Cristo, para alguns, senta em uma roda de deuses: Cristo é amado, estudado, falado, mas Cristo não é Deus para aqueles que acreditam que Ele senta em uma roda de deuses. O apóstolo Paulo deixa claro que Cristo é Senhor, que não há outro ser criado que seja maior que Ele. Ele é. E qual é a resposta que temos para nosso tempo? A resposta é Cristo! Jesus não divide Sua glória com outros deuses nem senta à mesa com outros deuses, porque somente Ele é supremo sobre toda criação. Cristo é o cabeça da Igreja e somente sua é a glória. Cristo é autoridade, nada nem ninguém disputa com Ele, nenhum “poder” ou “forças espirituais” podem disputar com Cristo. Somente Cristo é exaltado!

Cristo é o Senhor da sua vida, a autoridade sobre seu viver? Jovem, Cristo tem o seu coração? Há ídolos que querem tomar o seu coração, dominar suas vontades. A quem você serve? Sexo, dinheiro e poder são os deuses do nosso tempo: a sexualidade acima de qualquer coisa, a falsa ideia de que somente o dinheiro traz satisfação, a ilusão de achar que é possível ser autossuficiente, que não se precisa depender de ninguém, que o todo poderoso é você. Cuide do seu coração!

Cristo é Senhor sobre todas as coisas. Cristo é a verdade que transforma, o Senhor sobre toda criação, a esperança contra os ídolos persistentes que todos os dias buscam nos dominar. Jovem, Cristo é a prioridade! Que Ele seja o primeiro em sua vida! Cristo é acima de todas as coisas, Sua soberania é perfeita! A Ele toda honra, glória e poder.

Siga a CBP!